Agência Panafricana de Notícias

Nigéria impões condições para diálogo com Boko Haram

Lagos, Nigéria (PANA) - O Governo federal da Nigéria declarou-se pronto para iniciar discussões com o Boko Haram para pôr termo à sua campanha de terror deste movimento que fez mais de três mil mortos desde 2009, mas as condicionou à apresentação pública da seita islamita.

A secretária de Estado nigeriana da Defesa, Olusola Obada, anunciou esta abertura ao diálogo do Governo quando recebia no seu gabinete em Abuja terça-feira o alto comissário (embaixador) canadiano na Nigéria, Ceris Cooter.

O Presidente Goodluck Jonathan rejeitou recentemente especulações da imprensa local sobre eventuais negociações entre o Governo e a seita, indicando que não podia manter discussões com um grupo sem rosto.

A Boko Haram anunciou a sua intenção de falar com o Governo se este diálogo tiver lugar na Arábia Saudita e que o antigo chefe de Estado, o general Muhammadu Buhari, facilite as negociações.

O general Buhari recusou-se a aceder ao requerimento da seita.

A Boko Haram, que significa a educação ocidental é um sacrilégio, lançou uma violenta campanha em 2009 para vingar a morte do seu líder, Mohammed Yusuf, abatido pela Polícia e para executar o seu projeto de criação dum Estado islâmico.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/TON 05dez2012