Agência Panafricana de Notícias

Nigéria impõe multa de $ 5,2 bilhões à gigante sul-africana de telecomunicações MTN

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Governo nigeriano infligiu segunda-feira uma multa de cinco biliões e 200 milhões de dólares americanos à gigante das telecomunicações na África do Sul, MTN, suspendendo temporariamente as suas ações no Mercado dos Valores Mobiliários de Joanesburgo (JSE, sigla em inglês), soube-se de fonte oficial na cidade do Cabo.

Segundo a fonte, a multa deve-se ao facto da MTN ter desconetado catões SIM indevidamente registados em agosto e setembro últimos na Nigéria.

Reagindo, a MTN que possui mais de 200 milhões de assinantes em África e no Médio Oriente indicou estar a discutir sobre a questão com as autoridades nigerianas que fixaram esta multa excessiva e desmentindo ao mesmo tempo estas acusações.

A seu ver, esta multa foi calculada com base em 200 mil nairas (mil e 13 dólares americanos) para cada assinante não registado.

A MTN viu as suas ações perder 25 porcento do seu valor na semana passada e registou uma nova diminuição de oito porcento muito cedo segunda-feira última num contexto de especulação, tendo aceite consequentemente pagar esta forte multa que representa quase um porcento do Produto Interno Bruto (PIB) nigeriano.

Em outubro último, a MTN foi designada a empresa mais próspera em África.

-0- PANA CU/AR/ASA/TBM/SOC/FK/DD 3nov2015