Agência Panafricana de Notícias

Nigéria felicita Sudão Sul pela acessão à independência

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, garantiu domingo ao Governo e ao povo do Sudão Sul o desdobramento pelo seu Governo de todos os meios possíveis para apoiar este novo país nos seus esforços de construção.

O Presidente Jonathan falava numa breve entrevista com a imprensa no seu regresso das cerimónias da declaração da independência do Sudão Sul, para onde viajou acompanhado de alguns dos seus conselheiros e altos funcionários do Estado.

Ele foi recebido à sua chegada a Juba, capital do novo Estado, pelo ministro da Juventude e Desportos do Sudão Sul, Makuac Teny Youk, pelos diplomatas nigerianos acreditados no país e igualmente pelos responsáveis da comunidade nigeriana no Sudão.

Vários outros chefes de Estado e personalidades entre os quais o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, e o Presidente Omar al-Bashir do Sudão assistiram às cerimónias marcadas pelo juramento de Salva Kiir Mayardit como primeiro Presidente da nova República e pelo içar da nova bandeira nacional do Sudão Sul.

Com a sua Declaração de Independência e de Soberania, a República do Sudão Sul tornou-se no 196º país do mundo, no 193º membro das Nações Unidas e no 54º país de África.

-0- PANA SEG/ASA/SSB/MAR/IZ 10julho2011