Agência Panafricana de Notícias

Nigéria explica expulsão de 53 cidadãos da Grã-Bretanha

Lagos, Nigéria (PANA) - O Ministério nigeriano dos Negócios Estrangeiros esclareceu que 53 Nigerianos foram expulsos na semana passada do Reino Unido por expiração dos seus vistos de estada ou por terem cumprido as suas penas de prisão por diversos delitos.

Esta clarificação do Governo, através dum comunicado, segue-se às reportagens sensacionalistas efetuadas pela imprensa local sobre estas expulsões.

A imprensa local tentou estabelecer uma similitude com a expulsão de 125 Nigerianos pelas autoridades sul-africanas por posse de falsas cadernetas de vacinação contra a febre amarela, que esteve na origem duma crise diplomática entre os dois países no início deste mês.

Segundo o comunicado, a expulsão da Grã-Bretanha de 53 Nigerianos, e não 120 como anunciado pela imprensa local, está em conformidade com o acordo assinado pelos dois países.

Em virtude deste acordo, lembra o comunicado, os Nigerianos que já não têm o direito de permanecer no Reino Unido e que esgotaram todos os recursos e apelos legais podem ser objeto de expulsão.

Segundo o Ministério, o processo de expulsão foi supervisionado por oficiais da Embaixada da Nigéria em Londres.

"Não é como se a Nigéria aprovasse a expulsão dos seus cidadãos. Os que têm vistos válidos e ganham legitimamente a sua vida no Reino Unido nada têm a recear", precisa o comunicado.

A Nigéria prometeu aplicar a reciprocidade a qualquer país que tratar os seus cidadãso com desrespeito, após ter obrigado a África do Sul, através das represálias, a apresentar as suas desculpas pela expulsão de 125 Nigerianos.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/TON 19março2012