Nigéria envia missão militar e chefes tradicionais da CEDEAO ao Níger
Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente da Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO e também Presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, enviou uma delegação à República do Níger com mandato para resolver rapidamente o actual impasse político naquele país.
O porta-voz presidencial nigerino, Ajuri Ngelale, disse que a delegação está alinhada com a resolução aprovada no final da cimeira extraordinária da CEDEAO realizada no passado fim-de-semana em Abuja.
A delegação, chefiada pelo ex-chefe de Estado nigeriano, general Abdulsalami Abubakar, partiu para Niamey na quinta-feira, após um briefing do Presidente Tinubu na State House em Abuja.
O ex-chefe de Estado nigeriano integra a delegação o sultão de Sokoto, Alhaji Muhammad Sa'ad Abubakar III, e o presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Alieu Touray.
O Presidente nigeriano também enviou uma delegação chefiada pelo Embaixador, Babagana Kingibe, para discutir com os líderes da Líbia e da Argélia a crise no Níger.
Informando as duas delegações, o Presidente Tinubu instruiu-os a envolver firmemente todas as partes interessadas com vista a fazer tudo o que for necessário para garantir uma resolução conclusiva e amigável da situação no Níger para fins de paz e desenvolvimento de África, em vez de adotar a política geopolítica posições de outras nações.
"Não queremos participar por ninguém, nossa preocupação é a democracia e a paz na região", disse o Presidente.
Falando após a reunião, o General Abdulsalami Abubakar (Rtd) disse que a delegação vai reunir-se com os líderes do golpe no Níger para apresentar a eles as demandas da liderança da CEDEAO.
Ambos os chefes de missão exprimiram otimismo sobre o resultado das missões.
-0- PANA MON/RA/BAI/JSG/SOC/MAR 05agosto2023