Abuja, Nigéria (PANA) – O posto fronteiriço de Seme, o principal ponto de travessia entre a Nigéria e o Benin, continua encerrado desde terça-feira, deixando vários milhares de pessoas e viaturas imobilizados nos dois lados, constatou-se no local esta quinta-feira.
Ponto de passagem terrestre mais frequentado da Nigéria e principal corredor comercial da África Ocidental, o posto de Seme foi encerrado sem pré-aviso, após a interceção, a 16 de agosto último, em Lagos, de vários camiões que transportavam medicamentos proibidos, nomeadamente Tramadol e Codeína.
O porta-voz dos Serviços das Alfândegas Nigerianas (SNS), Joseph Attah, não adiantou expressamente as razões do encerramento, mas revelou pouco antes que “uma operação de segurança está em curso para melhor securizar a fronteira, o que demorará vários dias, mas faremos com que tal não perturbe muito os viajantes”.
Como a fronteira continua encerrada, as Forças Armadas, o principal organismo encarregado da execução desta operação, não autoriza nenhuma pessoa ou mercadoria a entrar ou sair da Nigéria.
Com o encerramento, os cidadãos nigerianos que se encontram no Benin, assim como os beninenses vindos à Nigéria para abastecer o mercado nigeriano, estão todos bloqueados com as suas mercadorias, nos dois lados da fronteira.
-0- PANA MON/VAO/ASA/BEH/SOC/FK/IZ 22ago2019