Agência Panafricana de Notícias

Nigéria economiza $ 4,7 biliões graças a programa de metrologia legal

Lagos, Nigéria (PANA) – A aplicação de uma política de mesuração precisa pelo Serviço de Pesos e Medidas do Ministério nigeriano do Comércio e Investimento permitirá ao país economizar 755 biliões de nairas (quatro biliões 700 milhões de dólares americanos) por mês, declarou o titular da pasta, Olusegun Aganga.

Segundo o governante nigeriano, citado esta terça-feira pelo jornal privado «Punch », a execução efetiva de um programa de metrologia legal permitirá uma inspeção, verificação e certificação corretas das medidas.

Para além disso, afirmou, serão melhorados os sistemas de faturação de eletricidade, água, hidrocarbonetos e telecomunicações.

Aganga explicou, por outro lado, que o sistema de medida impreciso em curso fazia perder à Nigéria a enorme soma de 755 biliões 720 milhões nairas por mês.

Segundo ele, o Presidente Goodluck Jonathan decidiu relançar o Serviço de Pesos e Medidas porque ele julga necessário velar por uma contagem e uma medida precisa em todos os setores da economia.

O governante nigeriano sublinhou que o serviço foi reposicionado para supervisionar e controlar eficazmente os aparelhos de peso e de medida utilizados nas transações comerciais em todos os setores da economia nacional.

-0- PANA SB/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 23abril2013