Agência Panafricana de Notícias

Nigéria e Níger assinam pacto contra terrorismo devido à Líbia

Abuja, Nigéria (PANA) – O ministro nigeriano da Defesa, Mohammed Bello Haliru, disse terça-feira que, no âmbito das medidas visando conter o terrorismo e a infiltração de armas perigosas provenientes da Líbia, a Nigéria vai trabalhar no sentido da assinatura dum protocolo de acordo com o seu vizinho do norte, o Níger.

Por outro lado, Abuja vai criar um posto avançado de defesa que será ocupado por um adido de defesa em Niamey, a capital do Níger.

O ministro falava durante a visita que efetuou ao Complexo de defesa nigeriana em Abuja.

Durante a sua primeira visita oficial a altos oficiais do Exército nigeriano, Bello Haliru assinalou-lhes que o Governo nigerino já apreendeu e confiscou cerca de 10 camiões carregados de armas provenientes da Líbia.

Acompanhado pelo seu ministro adjunto, Olusola Obada Erelu, e pelos diretores do Ministério da Defesa, o ministro Haliru disse que os Governos do Mali, da República Centro-Africana, da Mauritânia e do Níger estão a criar uma operação conjunta para trabalhar em sinergia para travar a infiltração das armas líbias nos seus países.

O ministro nigeriano da Defesa disse igualmente que a União Europeia (UE) já contactou a Nigéria com vista à formação de uma frente comum para impedir o fluxo de armas provenientes da Líbia, pois receiam "uma perturbação na sub-região se estas armas circularem sem dificuldade".

-0- PANA MON/VAO/ASA/TBM/SOC/CJB/IZ 30nov2011