Agência Panafricana de Notícias

Nigéria e Gabão eleitos no Conselho de Segurança da ONU

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- A Nigéria, o Gabão, a Bósnia- Herzegovina, o Brasil e o Líbano foram eleitos quinta-feira em Nova Iorque novos membros não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas por dois anos a partir de 1 de Janeiro de 2010.
Os cinco países não encontraram oposição nas suas respectivas regiões durante o voto na Assembleia Geral das Nações Unidas composta por 192 países membros.
É a primeira vez desde 2004 que eleições para um assento no Conselho de Segurança da ONU decorrem sem oposição.
A Nigéria obteve 186 votos, o maior número de voto entre os cinco pretendentes, enquanto o Gabão totalizou 184 votos.
O Gabão e a Nigéria vão substituir o Burkina Faso e a Líbia no grupo de África.
O Brasil vai substituir a Costa Rica na zona da América Latina, da América e das Caraíbas.
A Bósnia-Herzegovina vai substituir a Croácia no assento da Europa Oriental, enquanto o Líbano vai substituir o Vietname no grupo da Ásia.
As eleições no Conselho de Segurança da ONU são feitas por voto secreto durante a Assembleia Geral e uma maioria de dois terços dos votos é exigida para que um país seja eleito.
O Conselho de Segurança, o órgão mais poderoso do mundo, é responsável por decisões sobre questões relativas à guerra e à paz, às sanções contra os países e à manutenção da paz.
As suas decisões podem aplicar-se a todos os países membros da ONU.
Ele dispõe de cinco membros permanentes, nomeadamente os Estados Unidos, a Rússia, o Reino Unido, a China e França.
Os 10 membros não permanentes do Conselho de Segurança são eleitos segundo os grupos regionais por uma duração de dois anos e cinco não permanentes são eleitos todos os anos pelos 192 países membros que compõem a Assembleia Geral.