Agência Panafricana de Notícias

Nigéria e Espanha cooperam no domínio da energia

Abuja- Nigéria (PANA) -- A Espanha e a Nigéria decidiram terça-feira em Abuja cooperar no domínio energético, nomeadamente do petróleo e do gás.
Esta decisão foi tomada durante a visita oficial do primeiro- ministro espanhol, José Luis Zapatero, à Nigéria, a primeira do género dum dirigente espanhol.
Depois dos encontros bilaterais com o Presidente nigeriano, Umaru Yar'Adua, Zapatero declarou que a restruturação do Conselho de Segurança das Nações Unidas era necessária para integrar a Nigéria no seu seio.
Zapatero disse que espera que a sua visita de três dias aumente a presença das empresas espanholas na Nigéria.
"Abordamos a questão da energia e, evidentemente do petróleo e do gás.
Discutimos também muito sobre as energias renováveis.
Evocamos o potencial de que dispõe a Nigéria nomeadamente as infraestruturas ferroviárias, o tratamento de água e a perspectiva de reforçar a presença das empresas espanholas nestes sectores em parceria com as empresas nigerianas", afirmou.
"Abordamos igualmente a questão da ordem internacional, da paz e da segurança nas perspectivas africana e mundial.
A Espanha participa em operações de manutenção da paz em África e em outras partes.
A Nigéria participa igualmente em operações de manutenção da paz da ONU e a sua contribuição é grande", acrescentou.
O primeiro-ministro espanhol chegou segunda-feira à Nigéria para participar na Cimeira Especial entre a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Espanha que decorreu segunda-feura à noite, depois da 36ª Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da organização regional realizada o mesmo dia em Abuja, capital federal da Nigéria.
No quadro das decisões tomadas durante a Cimeira Especial com a CEDEAO, a Espanha prometeu dar 262 milhões de euros para reforçar a integração regional na África Ocidental.