Nigéria e Egito colaboram na erradicação de terrorismo em África
Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, e o seu homólogo egípcio, Abdelfattah El-Sisi, comprometeram-se quinta-feira a colaborar para erradicarem a ameaça do terrorismo em algumas regiões de África.
Falando durante uma audiência que lhe concedeu o seu homólogo egípcio, à margem do Fórum de Assouan sobre a Paz e Desenvolvimento Sustentável em África, decorre no Egito, Buhari declarou que os países da sub-região oeste-africana já colaboram estreitamente na luta contra o terrorismo, criando uma força operacional conjunta multinacional, Multi-National Joint Task Force (MNJTF).
Sendo o terrorismo um fenómeno mundial, acrescentou, "é preciso redobrarmos esforços de colaboração para contermos esta ameaça."
"Trabalhamos duro com outros dirigentes da África Ocidental, para erradicarmos o terrorismo. É igualmente importante que os conflitos na África do Norte, em particular na Líbia, não entravem os nossos esforços. Solicitamos a vossa cooperação para o efeito”, declarou Buhari.
Por sua vez, o Presidente Al-Sisi agradeceu ao seu homólogo nigeriano, por ter honrado o seu convite a participar nesta cimeira, e pelas suas contribuições.
Felicitou-o igualmente pelas suas qualidades de dirigente e comprometeu-se a aprofundar a cooperação e a parceria com a Nigéria em todos os domínios de interesse comum.
Informou-o igualmente sobre os esforços desdobrados pelo seu Governo para lutar contra o terrorismo, em particular no Sinai (nordeste), e nas fronteiras com a Líbia.
Reiterou a sua vontade de trabalhar em sinergia com o Governo nigeriano em todas as frentes para vencerem o “mal do terrorismo”.
O Presidente egípcio convidou igualmente o chefe do Estado nigeriano a assistir à inauguração do Grande Museu Internacional, em outubro de 2020.
-0- PANA MON/RA/ASA/BEH/MAR/DD 13dez2019