Agência Panafricana de Notícias

Nigéria e Camarões realizam operações conjuntas ao longo de fronteiras comuns

Abuja, Nigéria (PANA) - As Forças Armadas camaronesas e nigerianas convencionaram colaborar através de operações militares conjuntas para pôr termo à insurreição nas suas fronteiras comuns no Estado de Borno, no nordeste da Nigéria.

Esta informação foi prestada pelo comandante da VII Divisão das Forças Amadas Nigerianas, brigadeiro Abdulmalik Bulama Biu, durante uma visita a uma posição fronteiriça no Estado de Wulgu Borno, onde o batalhão das Forças de Defesa Camaronesas (CDF) está a ser desdobrado.

Num comunicado da VII Divisão divulgou quinta-feira à noite, o brigadeiro Biu instruiu as tropas a serem "mais determinadas e fortes" a fim de não deixar os terroristas da Boko Haram em liberdade de ação.

Ele pediu às tropas camaronesas que prosseguissem a colaboração e trabalhassem de modo assíduo com os seus homólogos nigerianos para atacar e neutralizar os terroristas da Boko Haram, assim como outros criminosos, com vista a melhorar a segurança das pessoas e bens, e restabelecer uma paz duradoura no interior de suas fronteiras.

Transmitiu os agradecimentos do chefe do Estado Maior General, tenente-general Tukur Yusufu Buratai, às Forças de Defesa Camaronesas e saudou as "excelentes relações cordiais" que existem entre as duas forças armadas, particularmente as posicionadas em Wulgo, no Governo local de Gamboru, no Estado de Borno.

O General Bulama Biu felicitou as forças camaronesas pelo seu profissionalismo e abnegação demonstrados durante as operações conjuntas realizadas com os soldados nigerianos para combater um inimigo comum.

Ele exortou-os a continuarem a trabalhar conjuntamente para atingir o seu objetivo comum e agradeceu pelo acolhimento que lhe foi reservado a ele e à sua delegação.

-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/CJB/IZ 26out2018