Agência Panafricana de Notícias

Nigéria e Camarões criam comité de segurança transfronteiriça

Abuja, Nigéria (PANA) – O ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Olugbenga Ashiru, instalou terça-feira em Abuja os membros nigerianos do Comité de Segurança Transfronteiriça entre a Nigéria e os Camarões.

Falando durante a cerimónia, o chefe da diplomacia nigeriana indicou que além de constituir "um escudo contra o terrorismo", o comité tem igualmente por mandato "salvaguardar as vias e os bens ao longo das fronteiras entre os dois países".

O comité deverá também pôr termo à criminalidade transfronteiriça e aos confrontos preocupantes nas aldeias ao longo da fronteira entre a Nigéria e os Camarões.

O ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros sublinhou a vontade do seu país de se livrar de todos os grupos terroristas.

A instalação deste comité inscreve-se na vontade da Nigéria de elevar a diplomacia de vizinhança a um nível muito elevado.

A Nigéria e os Camarões possuem uma comissão mista funcional na sequência da decisão, em outubro de 2002, do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) que conferiu aos Camarões a soberania da península de Bakassi disputada pelos dois países.

O comité integra representantes do Exército, da Força Aérea, da Marinha, da Polícia, do Serviço de Imigração, das Alfândegas, da Comissão Nacional das Fronteiras (NBC) e da Agência Nacional para a Proibição do Tráfico de Pessoas (NAPTIP).

-0- PANA MON/VAO/LSA/AAS/FK/TON 06fev2013