Agência Panafricana de Notícias

Nigéria e CEDEAO comprometem-se a ajudar Somalís na luta contra seca

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, declarou sexta-feira em Abuja que o seu país e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) darão respostas apropriadas na próxima conferência prevista em Addis Abeba, na Etiópia, para 25 de agosto.

O Presidente Jonathan falava no termo de uma audiência que concedeu ao ex-Presidente do Gana, Jerry John Rawlings, a um Alto Representante da União Africana (UA) na Somália, que lhe veio informar sobre a situação neste país do Corno de África e pedir um apoio durante a conferência de Addis Abeba.

"A fome no Corno de África está preocupante e os dirigentes africanos devem tomar medidas para ajudar a Somália a sair desta situação infeliz", disse Jonathan preocupado face à fome na Somália.

Ele indicou que a CEDEAO vai discutir sobre a questão durante reuniões do Conselho Ministerial e da Autoridade dos chefes de Estado e de Governo em setembro próximo.

Por sua vez, o ex-dirigente ganense disse que a situação na Somália é uma catástrofe para cuja solução deve ser encontrada através duma ação concertada dos dirigentes africanos e das organizações regionais.

"Não posso lançar um apelo à comunidade internacional sem mostrar que os dirigentes africanos estão a esforçar-se igualmente a fim de ajudar os seus próprios irmãos. É a razão da minha presença aqui. Isto é uma oportunidade para mostrar que somos capazes de nos ajudarmos mutuamente em África", sublinhou.

-0- PANA MON/BOS/LSA/TBM/SOC/CJB/DD 13ago2011