Nigéria e Brasil querem reforçar relações bilaterais
Abuja, Nigéria (PANA) – A Nigéria reforça as suas relações bilaterais com o Brasil com vista a estimular a sua economia nos planos das relações comerciais, das iniciativas agrícolas, do multilateralismo, mas também da segurança, anunciou o ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Geoffrey Onyeama.
Segundo um comunicado publicado quarta-feira última, pelo ministério dos Negócios Estrangeiros, Onyeama fez esta declaração um dia antes, em Abuja, quando recebia o seu homólogo das Relações Externas do Brasil, Ernesto Aranjo.
Nessa ocasião, o governante disse que os dois países têm muitas coisas em comum.
Ele disse que o Governo Federal nigeriano tomou várias iniciativas para melhorar a prática dos negócios na Nigéria e tornar o país mais atraente para o Investimento Estrangeiro Direto (IED).
Considerou que a Nigéria tem muito para oferecer em termos de retorno do investimento.
Onyeama frisou que iniciativas importantes estão em curso, nomeadamente a Iniciativa Verde, "promisssora que mudará as coisas” no setor agrícola.
"Nós estamos contentes por cooperarmos com vocês no quadro da execução deste ambicioso projeto agrícola inspirado pela experiência e pelo êxito do Brasil no domínio agrícola", disse o chefe da diplomacia nigeriana.
Acrescentou que a Nigéria também se regozija com a perspetiva de aprofundar os seus laços com o Brasil em matéria de segurança.
"E o Brasil é um dos países para o qual nós nos orientamos com vista a explorarmos os domínios de cooperação, nomeadamente o setor militar, e contamos chegar a isso.”
Onyeama disse ao enviado do Brasil que, com o Acordo de Comércio Livre Continental (ZLECA), o continente poderá ser o maior mercado comum integrado no mundo, o que, a seu ver, deverá representar um interesse maior para o Brasil.
Por sua vez, Aranjo disse que o Brasil tem novos compromissos fortes com a Nigéria, principalmente os relativos a três pilares, designadamente a economia, o comércio e o investimento; a defesa e segurança; e os valores e relações humanas.
Disse-se convencido da realização, num prazo curto, destes desideratos.
-0- PANA MON/MA/NFB/IS/FK/DD 11dez2019