Agência Panafricana de Notícias

Nigéria e Brasil criam comissão mista para estimular relações económicas

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, e a sua homóloga brasileira, Dilma Rousseff, assinaram sábado em Abuja um protocolo de acordo para a instalação da Comissão Mista Nigéria-Brasil que deverá estimular o comércio e as atividades económicas e reforçar os laços entre as duas nações.

« Nós assinámos um protocolo de acordo que conduzirá a criacao da Comissão Mista, que se reunirá periodicamente para ver os domínios em que os dois países vão cooperar. Os Vice-Presidentes dos dois países poderão integrar a Comissão que será coordenada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros », declarou o Presidente nigeriano durante uma conferência de imprensa conjunta na presença da sua homóloga brasileira, após duas horas de discussões.

Ele sublinhou que o trabalho da Comissão envolverá a agricultura e a segurança alimentar, o petróleo, a energia, os bio-combustíveis, o comércio e investimento, a exploração mineira, a educação, a aviação, a gestão das infraestruturas, as finanças e a cultura.

« São domínios que, se nós trabalharmos juntos, podem ser utilizados como pilar da economia, para melhorar o futuro dos jovens desempregados e das mulheres e fazer com que os nigerianos e os brasileiros sejam pessoas felizes », acrescentou.

O Presidente Jonathan declarou que a Comissão Mista vai igualmente encorajar os setores privados dos países a trabalhar juntos, em particular no domínio do interinvestimento.

Os dois países deverão igualmente explorar as possibilidades oferecidas pela cimeira África-América do Sul (ASA) para trabalhar juntos, afirmou o chefe de Estado nigeriano.

Rousseff chegou à Nigéria depois de participar na terceira edição da cimeira África-América do Sul realizada em Malabo, na Guiné Equatorial.

Ela declarou, por seu turno, que os intercâmbios comerciais entre os dois países continuaram a desenvolver-se, atingindo mais de nove biliões de dólares americanos em 2012, ou seja, um aumento de um bilião 500 milhões de dólares americanos em relação a 2002.

Notou que os dois líderes decidiram diversificar os intercâmbios comerciais, melhorá-los e torná-los mais equilibrados.

Segundo a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Nigéria (NBCCI), o valor total das importações da Nigéria do Brasil elevava-se em 2011 para um bilião 200 milhões de dólares americanos, enquanto as suas exportações para o Brasil, principalmente o petróleo bruto, eram de oito biliões 400 milhões de dólares americanos.

-0- PANA SEG/MA/AKA/AAS/FKIZ 24 fev2013