Abuja, Nigéria (PANA) - O Governo Federal da Nigéria assinou um Memorando de Entendimento com o Governo do Burkina Faso para impedir, eliminar e punir o tráfico de seres humanos.
O porta-voz da Agência Nacional para a Proibição do Tráfico de Pessoas (NATTIP sigla em inglês), Adekoye Vincent, declarou no fim de semana que a assinatura deste novo instrumento jurídico foi o ponto mais importante da terceira sessão da Comissão Conjunta Nigéria/Burkina Faso organizada, em Abuja.
Segundo ele, o Memorando, que deverá intensificar a pressão sobre os traficantes de seres humanos e seus acólitos que atuam nos dois países, surge algumas semanas após a assinatura de um acordo similar entre a Nigéria e o Níger.
O documento foi rubricado pelo embaixador da Nigéria, no Burkina Faso, Mistura Abdulkareem, e por Piabie N’do, pelo Burkina Faso.
A diretora-geral da NAPTIP, Fatima Waziri-Azi, disse que o Memorando representa uma ofensiva maior contra as atividades dos traficantes de seres humanos.
O diretor-geral da Cooperação Bilateral do Burkina Faso, Bakyonon Kanzie, disse que o seu país aplicará todos os aspetos deste acordo no interesse dos dois países.
-0- PANA MON/RA/NFB/JSG/SOC/FK/IZ 13dez2021