Agência Panafricana de Notícias

Nigéria e Benin lançam patrulhas mistas para conter pirataria nas águas

Cotonou, Benin (PANA) – As forças navais beninenses e nigerianas vão lançar, a partir de segunda-feira próxima, patrulhas mistas nas suas águas comuns para lutar contra a pirataria, soube-se esta sexta-feira de fonte oficial.

Esta operação inscreve-se no quadro das decisões tomadas pelos chefes de Estado dos dois países durante uma visita quinta-feira em Abuja do Presidente beninense Boni Yayi ao seu homólogo nigeriano, Goodluck Jonathan.

Além desta patrulha, um encontro internacional de alto nível será organizado para refletir sobre a proteção do Golfo da Guiné contra os ataques dos piratas tornados muito frequentes nestes últimos dias.

Durante esta reunião, os líderes dos países do Golfo da Guiné instalarão uma estrutura regional e meios de luta para perseguir os piratas maioritariamente provenientes da zona do Delta do Níger.

Há alguns dias, deplora-se, os navios sofrem ataques repetidos de piratas nas águas beninenses, que, durante este ano, registaram cerca de 30 assaltos.

As forças navais beninenses mataram este ano um pirata e encaceraram dois outros, enquanto
que, na vizinha Nigéria, cinco piratas foram detidos no mesmo período.

Esta situação tem como consequência a desconfiança dos navios que, por razões de segurança, preterem o porto de Cotonou a favor dos portos vizinhos.

Várias dezenas de navios deixam o porto de Cotonou e outros transitam por outros portos vizinhos devido à insegurança prevalecente nas costas beninenses, deploram os responsáveis das forças navais beninenses.

O país é cada vez mais citado entre os Estados de alto risco como consequência do aumento das despesas pelas seguradoras às quais eles recorrem.

-0- PANA IT/JSG/FK/IZ 12agosto2011