Agência Panafricana de Notícias

Nigéria descarta despedimento de funcionários

Lagos, Nigéria (PANA) – O Governo Federal da Nigéria afastou a eventualidade de despedir funcionários, na sequência do apelo lançado pelo governador do Banco Central da Nigéria (CBN), Sanusi Lamido Sanusi, segundo o qual 50 porcento dos agentes do Estado devem ser demitidos para liberar os recursos necessários para o desenvolvimento do país.

O ministro do Trabalho e Produtividade, Chukwuemeka Wogu, declarou quinta-feira durante um fórum organizado em Ilorin, no centro do país, que em vez de despedir os trabalhadores o Governo deve tomar medidas para criar mais empregos para os cidadãos nigerianos.

« Nenhum trabalhador será despedido. Não tenham medo, o Governo deseja pelo contrário criar mais empregos para os Nigerianos”, garantiu o ministro.

Sanusi Sanusi foi vivamente criticado por diferentes sindicatos e deputados federais por ter preconizado um despedimento em massa dos funcionários e a redução do tamanho da Assembleia Nacional (Parlamento).

O Congresso dos Trabalhadores Nigerianos (NLC) pediu ao Presidente Goodluck Jonathan para demitir o governador do CBN por ousar lançar tal apelo.

Sanusi Sanusi, adepto de controversas declarações, disse uma vez que os salários excessivos dos deputados federais representavam 25 porcento do orçamento nacional.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/TON 30nov2012