Agência Panafricana de Notícias

Nigéria denuncia uso de drones e mercenários pela Seita Boko Haram

Abuja, Nigéria (PANA) – O Alto Comando das Forças Armadas Nigerianas revelou que os terroristas da seita islâmica Boko Haram desdobraram, nos últimos dias, combatentes estrangeiros e drones para atacar as forças governamentais no nordeste do país.

Num comunicado distribuído quarta-feira, em Maiduguri, o porta-voz militar nigeriano, brigadeiro Sani Usman, anuncia que as Forças Armadas perderam 39 soldados durante combates contra insurretos no Estado de Borno, nordeste da Nigéria, entre 2 e 18 de novembro corrente.

Segundo ele, 47 soldados ficaram igualmente feridos nos combates no mesmo período.

Nas últimas semanas, acrescentou, os soldados nigerianos enviados à zona registaram uma série de ataques atribuídos a presumíveis terroristas do grupo Boko Haram .

"Nos últimos dois a três meses, notámos movimentos audaciosos por parte dos terroristas, uma utilização acrescida de drones contra as nossas posições defensivas e uma irrupção de combatentes no seio dos insurretos", afirmou.

De acordo ainda com o porta-voz, o Exército nigeriano matou igualmente um número significativo de insurretos, entre 2 e 17 de novembro último.

-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/FK/IZ 29nov2018