Agência Panafricana de Notícias

Nigéria declara movimento separatista de Biafra organização terrorista

Abuja, Nigéria (PANA) – O Supremo Tribunal Federal qualificou oficialmente quarta-feira em Abuja como organização terrorista os Povos Indígenas de Biafra (IPOB), grupo separatista no sudeste do país.

A declaração consta dum documento da referida jurisdição assinado pelo seu escrivão, Babatunde Adejoro Ashafa, a pedido da Procuradoria-Geral Federal, introduzido pelo ministro federal da Justiça, Abubakar Malami.

O líder principal do IPOB, Nnamdi Kanu, liberto sob caução em abril último depois de detido em outubro de 2015, intensificou a campanha lançando um apelo à organização dum referendo a favor da sua independência da Nigéria.

O apelo desencadeou confrontos violentos entre militantes do IPOB e as forças de segurança da Nigéria, fazendo com que o movimento fosse declarado sexta-feira última organização terrorista.

O documento do Tribunal que contém a decisão do presidente interino do Tribunal Federal, o juiz Abdul Kafarati, indica em parte que "uma decisão desta augusta jurisdição que declara que as atividades do movimento IPOB em toda a Nigéria, sobretudo nas localidades do sudeste, constituem atos de terrorismo e de ilegalidade.

-0- PANA MON/AR/ASA/TBM/SOC/FK/DD 21set2017