Agência Panafricana de Notícias

Nigéria convoca embaixador indonésio por causa de execução de Nigerianos

Lagos, Nigéria (PANA) – O ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Aminu Wali, convocou o embaixador indonésio para manifestar o protesto da Nigéria a respeito da execução de dois Nigerianos acusados de tráfico de droga, Solomon Okafor e Daneils Enemuo, pela Indonésia.

Os Nigerianos estavam entre as pessoas que foram executadas por delitos de droga este fim de semana apesar dos apelos do Governo nigeriano.

O porta-voz do Ministério nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Ogbolo Amedu Ode, declarou que as execuções decorreram apesar dos apelos persistentes à clemência feitos pelo Governo nigeriano.

« As execuções aconteceram apesar das excelentes relações existentes entre a Nigéria e a Indonésia », deplorou o comunicado.

O Governo exprimiu a sua simpatia e as suas condolências às famílias das pessoas falecidas e apelou igualmente aos Nigerianos a abter-se de tráfico de droga que incorre numa pena de morte na Indonésia e em numerosos outros países no mundo.

Ele declarou igualmente que vai continuar a discutir com as autoridades indonésias para negociar e concluir um acordo de transferência de prisioneiros que poderá permitir aos Nigerianos condenados a regressar à casa para cumprir as suas pensas de prisão.

« O ministro dos Negócios Estrangeiros convocou o embaixador da Indonésia para registar o protesto da Nigéria. Enquanto isso, ele lança um apelo urgente, uma vez mais, às autoridades indonésias para exercer a clemência para outros 12 Nigerianos no corredor da morte no país», indicou o comunicado.

-0- PANA SEG/MTA/TBM/MAR/TON 19janeiro2015