Agência Panafricana de Notícias

Nigéria consome menos gás em África

Lagos, Nigéria (PANA) – A Nigéria faz parte dos consumidores mais baixos de gás natural liquefeito em África apesar de possuir a maior reserva deste recurso, noticiou terça-feira a imprensa local.

O país tem um consumo de 1,8 quilograma por habitante, enquanto a média regional oeste-africana é de 3,5 quilogramas.

"Urge inverter esta tendência e juntar-se ao resto do mundo para maximizar as vantagens deste recurso abundante'', disse o diretor-geral da empresa da Pipelines and Products Marketing Company (PPMC), Haruna Momoh, citado pela imprensa local.

Segundo ele, biliões de volume de negócio poderão ser salvaguardados pela Nigéria se a população adotar a utilização de gás ao invés de contar com madeira e querosene para a cozinha.

«Os recursos consagrados à subvenção do querosene poderiam ser injetados nas áreas mais produtivas tais como o desenvolvimento das infraestruturas, a educação, a saúde e a agricultura para o bem-estar dos cidadãos», disse.

Apesar de a Nigéria deter a reserva de gás mais importante em África, mais de 80 porcento da sua população estimada em cerca de 170 milhões de habitantes depende ainda do querosene e da madeira para a sua cozinha.

-0- PANA SB/SEG/AKA/AAS/CJB/TON 25mar2014