Nairobi, Quénia (PANA) – A Agência Queniana de Luta contra a Contrafação (ACA) apreendeu vários telemóveis falsificados da marca Samsung, no valor total de 60 mil dólares americanos, numa operação efetuada nas lojas de venda de produtos eletrónicos, em Nairobi, a capital.
A operação realizada na rua Tom Mboye da capital queniana visou os pequenos retalhistas de telemóveis.
Samsung constitui uma empresa eletrónica sul-coreana que fabrica e vende aparelhos eletrodomésticos e telemóveis.
Em Nairobi, Peter Mutua, perito de proteção da marca Samsung, declarou que os retalhistas desonestos vendiam telefones de qualidade inferior com o logo Samsung, o que provocou a diminuição do número de utilizadores desta marca.
Ele acrescentou que os utilizadores que compravam telefones de qualidade inferior, depois de terem sido enganados estão igualmente expostos a riscos para a saúde e a segurança.
Segundo Mutua, os retalhistas escolhem outras marcas, muitas vezes de qualidade inferior, retiram as coberturas traseiras, as embalagens de baterias ou os autocolantes, para os substituir por outros que têm o logo Samsung.
Além do apoio, a operação anticontrafação do Governo também visou proteger os utilizadores da marca Samsung, declarou Mutua.
Os retalhistas detidos devem comparecer em tribunal para julgamento.
-0- PANA DJ/AR/AKA/BEH/FK/IZ 28fev 2019