Nigéria conclui transporte aéreo de socorros para Moçambique e Zimbabwe
Abuja, Nigéria (PANA) – A Força Aérea Nigeriana (NAF) anunciou, sábado, a conclusão do transporte aéreo de material de socorro para Moçambique e Zimbabwe, para ajudar as vítimas das inundações em massa que afetaram, em abril de 2019, algumas comunidades nestes países.
O porta-voz da NAF, Ibikunle Daramola, declarou que as missões de transporte aéreo, realizadas por conta da Agência Nacional de Gestão de Situações de Emergência (NEMA), transportaram socorros essenciais tais como medicamentos, material médico e mosquiteiros tratados, numa oferta do Governo Federal da Nigéria para aliviar o fardo das vítimas.
Daramola notou que as operações de transporte foram executadas por aviões Hércules C-130 da NAF, no quadro dos papéis constitucionais desta corporação de projetar a potência aérea além das costas do país e de prestar ajuda militar às autoridades civis.
Um dos aviões transportou 12 mil quilogramas de material de socorros do aeroporto internacional Nnamdia Azikwe de Abuja para o aeroporto internacional de Maputo, em Moçambique, a 26 de agosto de 2019.
Numa outra operação, foram transportados oito mil 100 quilogramas de material, entregues a 31 do mesmo mês às autoridades do país no aeroporto internacional Robert Mugabe de Harare, no Zimbabwe.
A tripulação da NAF e os responsáveis da NEMA entregaram os artigos aos responsáveis das embaixadas da Nigéria, nos dois países, para os fazer chegar aos seus respetivos governos.
Em maio de 2019, a NAF efetuou as primeiras missões de transporte aéreo para a NEMA, com um avião ATR-42, em três saídas, num total de 15 mil quilogramas de material de socorros similar para Moçambique, Zimbabwe e Malawi.
Além disso, em agosto de 2017, a NAF também transportou 38 mil quilogramas de material doado pelo Governo, em Freetown, na Serra Leoa, na sequência do desabamento de terras e inundações devastadoras que destruíram o país.
-0- PANA MON/AR/MTA/BEH/FK/IZ 01set2019