Agência Panafricana de Notícias

Nigéria com teledensidade de 50 por cento

Lagos- Nigéria (PANA) -- A Nigéria atingiu uma teledensidade de 50 por cento depois de estar fixada em apenas 0,4 por cento em 2000, segundo o director da Comissão das Comunicações da Nigéria (NCC), Ernest Ndukwe.
A teledensidade mede o número de linhas telefónicas por habitantes duma localidade particular.
Esta taxa de 50 por cento de teledensidade revela que a Nigéria possui 70 milhões de linhas telefónicas num continente onde a base dos assinantes se eleva para 280 milhões.
Ndukwe deu estas cifras no fim-de-semana passado, a alguns meses da sua partida da direcção da NCC prevista para Fevereiro próximo.
A liberalização deste sector é considerada como uma revolução no país.
Ela iniciou-se com a concessão de licenças a quatro empresas de telefonia móvel em 2001, período de forte liberalização deste sector.
"Desde então, o país deixou de ser o mesmo.
Temos a tonalidade em todos os 36 Estados da federação", declarou Ndukwe citado esta segunda-feira pelo jornal "Guardian".
O director da NCC notou igualmente que a utilização da Internet se alargou a todo o país, sublinhando que a sua estrutura esteve na primeira linha da iniciação de projectos que contribuíram para reforçar a conectividade e a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Nigéria.