Nigéria chamada a envidar mais esforços para proteger crianças
Abuja, Nigéria (PANA) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apelou a Nigéria a intensificar os esforços de proteção das crianças, soube a PANA de fonte oficial.
O apelo lançado segunda-feira última alude ao primeiro aniversário dos raptos massivos de crianças em Chibok (nordeste da Nigéria), há 10 anos, segundo um comunicado das Nações Unidas.
Trata-se de 90 raparigas sequestradas desde então que continuam cativas.
A estes sequestros se junta um de estudantes, ocorrido em março último no Estado de Kaduna, no norte do país, disse o documento.
Citado na nota, a representante do UNICEF na Nigéria, Cristian Mundate, declarou que "o rapto das raparigas de Chibok foi um alerta para os riscos graves com os quais os nossos filhos estão confrontados em busca de educação."
Terndo em conta os raptos mais recentes, Mundate sublinhou "uma necessidade evidente de acautelar o futuro das nossas crianças."
Segunda-feira última, o UNICEF publicou um relatório de acompanhamento das normas mínimas para garantirem a segurança em escolas.
Segundo no mesmo documento, apenas 37 por cento das escolas de 10 Estados nigerianos dispõem de sistemas de alerta precoce que permetem identificar ataques.
Portanto, falta muito por fazer para que as crianças nigerianas possam aprender num ambiente escolar seguro, segundo a responsável.
"Tendo em conta estas estatísticas alarmantes, devemos concentrar-nos apenas nos sintomas, mas também nas causas profundas desta crise. A educação é um direito fundamental e um meio essencial de se livrar da pobreza, mas, para demasiadas crianças nigerianas, ele continua a ser um sonho inacessível", lamentou Mundate.
A análise do UNICEF concerniu a algumas preocupações nos Estados nigerianos em matéria de segurança escolar, designadamente a falta de um sistema escolar sólido, a violência contra crianças, riscos de catástrofes naturais, conflitos e a insegurança em infraestruturas escolares, frisando que apenas algumas conseguiram melhorar as normas de segurança.
O UNICEF Nigéria pede constantemente aos governos estaduais, a parceiros e comunidades internacionais para contribuírem a fim de garantir o direito à educação num ambiente seguro para todos as crianças.
Até ao momento, a agência especializada das Nações Unidas forneceu subvenções a escolas kits de segurança, formações, tendo igualmente levado a cabo ações de sensibilização para estimular a aplicação das normas de segurança em escolas.
Para a referida instituição, "este sombrio aniversário do rapto de Chibok deve incitar à mudança a fim de que juntos possamos restabelecer a confiança entre estabelecimentos de ensino e comunidades que atendem, fazendo com que escolas sejam santuários para a aprendizagem e o desenvolvimento.
-0- PANA MA/NFB/JSG/DD 16abril2024