Nigéria aposta em suas companhias aéreas para repatriar seus cidadãos do estrangeiro
Abuja, Nigéria (PANA) – O Governo Federal nigeriano decidiu segunda-feira recorrer às companhias aéreas locais para trazer de volta ao país os Nigerianos bloqueados no estrangeiro, devido ao coronavírus, soube a PANA de fonte oficial em Abuja.
Ao toma esta decisão, o Governo Federal à pressão popular que denunciava a utilização de companhias aéreas estrangeiras para repatriar cidadãos nigerianos bloqueados no estrangeiro, de acordo com a mesma fonte.
No total, mais de 600 cidadãos nigerianos bloqueados no estrangeiro, na sequência da proibição dos voos internacionais habituais, foram evacuados de Dubaï, de Londres (Grã-Bretanha), e nos Estados Unidos, graças a companhias estrangeiras, como Ethiopian airlines, Emirates e British Airways.
O ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Geoffery Onyeama, declarou a jornalistas que o Governo está consciente da necessidade de se utilizar as companhias aéreas locais.
« Doravante, os voos serão todos efetuados por transportadoras nigerianas. Nós tencionamos utilizar apenas companhias aéreas nigerianas”, martelou.
Pediu desculpas pela confusão sobre a transferência, de Lagos para Abuja, dos repatriados provenientes do Reino Unido, sexta-feira última, e por problemas encontrados à sua chegada a Abuja.
O chefe da diplomacia nigeriana deu a garantia de que mecanismos foram adotados a fim de estas falhas não se repitam.
Segundo Onyeama, mais de 600 cidadãos nigerianos foram evacuados de Dubai, Londres e Estados Unidos.
Afirmou que havia ainda muitos compatriotas no estrangeiro, nomeadamente na China, na Índia, na França, no Canadá, no Líbano, no Egito e no Sudão, que querem regressar à casa.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/FK/DD 12maio2020