Agência Panafricana de Notícias

Nigéria aplica reciprocidade de vistos

Lagos, Nigéria (PANA) – A Nigéria vai doravante aplicar o princípio diplomático da reciprocidade em matéria de concessão de vistos, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Olugbenga Ashiru, durante uma reunião, terça-feira em Abuja, com o corpo diplomático.

O ministro advertiu que a Nigéria já não tolerará o tratamento reservado aos seus cidadãos nas missões diplomáticas estrangeiras que parecem ter desenvolvido o hábito de frustrar os Nigerianos com verdadeiras razões de viajar.

« Onde os vistos são concedidos rapidamente num prazo de três a cinco dias, vamos aplicar a reciprocidade e onde houver atraso aplicaremos a mesma medida », disse, acrescentando « evidentemnte, quando prazos inúteis são aplicados, é uma negação do princípios das boas relações entre os dois países ».

O chefe da diplomacia nigeriana advertiu igualmente os diplomatas estrangeiros contra declarações irrefletidas nos assuntos internos da Nigéria e contra a prática que consiste em contornar o Ministério dos Negócios Estrangeiros para tratar diretamente com os Ministérios e Departamentos nigerianos.

Os Nigerianos em busca de vistos estrangeiros são geralmente submetidos a longos prazos e a maus tratos pelas Embaixadas estrangeiras na Nigéria.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/TON 27julho2011