Agência Panafricana de Notícias

Nigéria anuncia medidas de redução de despesas públicas

Lagos- Nigéria (PANA) -- O Governo Federal da Nigéria anunciou medidas draconianas visando adoptar um atitude de prudência nas despesas públicas por causa da queda de cotação do petróleo, noticiou segunda- feira a imprensa local.
Uma parte das medidas, de acordo com uma circular do Gabinete do secretário do executivo federal citada pela fonte, concerne à interdição de compra de novas viaturas, à mobilização, construção ou aquisição de novos apetrechos de gabinetes.
As indemnizações pagas ao Presidente da República e aos funcionários foram reduzidas para 50 por cento, ao passo que os deslocamentos ao interior do país baixaram 25 por cento além da suspensão da formação de quadros no estrangeiro, de acordo com a fonte.
"Para implementar estas medidas e outras, o Presidente aprovou a criação de um comité presidencial encarregue de controlar a aplicação do orçamento 2009 dos ministérios, dos departamentos e das agências, inclusive as não cobertas pelo orçamento geral do Estado", precisa a mesma circular.
O chefe do Estado ordenou igualmente que a aplicação destas medidas fosse estritamente acompanhada por serviços e ministério das Finanças", lê-se no documento.
A Nigéria tira mais de 80 por cento dos seus rendimentos do petróleo e é o oitavo país produtor do ouro negro no mundo.