Agência Panafricana de Notícias

Nigéria anuncia inquérito sobre morte de dois nacionais seus na África do Sul

Abuja, Nigéria (PANA) – O Governo Federal da Nigéria anunciou, esta quinta-feira, estar a acompanhar de perto as investigações da Polícia em curso sobre o caso de dois cidadãos seus mortos recentemente na África do Sul.

Segundo uma declaração do porta-voz do Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros, Tope Elias-Fatile, em Abuja, as duas mortes ocorreram na sequência de incidentes distintos.

O primeiro incidente envolveu Ikechukwu Mmanwoke Edmond, oriundo do Estado de Anambra, que foi morto diante da sua casa em Marven, nos arredores de Joanesburgo, a capital económica sul-africana.

A segunda morte foi de Eluka Agu, que foi linchado durante um assalto em Olievenhoutbosch, Centurion, perto de Pretória, capital política da África do Sul.

"O Governo Federal garante (à população) que o Consulado Geral da Nigéria em Joanesburgo está a acompanhar de perto as investigações da Polícia relativas a estes tristes acontecimentos. O Governo apresentou as suas condolências às famílias das vítimas", indicou o porta-voz.

Segundo ele, as diferentes representações da Nigéria na África do Sul continuarão a pedir às autoridades sul-africanas a garantia da segurança dos Nigerianos que residem em várias partes deste país da África Austral.

-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/FK/IZ zq16nov2017