Abuja, Nigéria (PANA) - A Nigéria adquirirá um barco rápido, avaliado em 2.780.000 dólares americanos, para reforçar a segurança marítima nas águas nigerianas e do Golfo da Guiné, anunciou o ministro federal do Orçamento e Planeamento Nacional, Principe Clem Agba.
Um acordo sobre estas transações foi assinado terça-feira entre a Nigéria representada pelo governante nigeriano acima referido e o Japão, pelo seu embaixador neste país, Kazuyoshi Matsunaga, no quadro de um programa de desenvolvimento económico e social, que implica a aquisição do referido barco.
A Agência de Administração e Segurança Marítima da Nigéria (NIMASA, sigla em inglês) será o parceiro de implementação do acordo, segundo o governante nigeriano.
Prince Agba indicou que a aquisição deste barco melhorará significativamente operações do projeto Deep Blue que visa reforçar as operações da NIMASA.
Por sua vez, o diretor-geral da NIMASA, Bashir Jamoh, assegurou ao Governo japonês que a sua instituição, em colaboração com as partes interessadas e relevantes, garantirá a sustentabilidade dos recentes sucessos na guerra contra a pirataria nas águas nigerianas e no Golfo da Guiné.
O embaixador Kazuyoshi frisou que o projeto visa apoiar as medidas adotadas pelo Governo nigeriano para enfrentar a ameaça contra à economia azul, a fim de prevenir e reprimir a pirataria, assaltos à mão armada e quaisquer outros atos ilegais contra navios nas águas nigerianas.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/MAR/DD 29junho2022