Nigéria adiciona 681 novos casos de coronavírus
Abuja, Nigéria (PANA) - A Nigéria registou, quinta-feira, 681 novos casos de coronavírus, elevando para 14 mil 554 o número total de casos desde que o vírus apareceu pela primeira vez, no país.
O Centro Nigeriaano de Prevenção e Controlo de Doenças (NCDC) precisou que o país tem agora 9.673 casos ativos, 4.494 pacientes curados e 387 mortos.
Mas as autoridades nigerinas não estão surpreendidas com o elevado número de casos, afirmando que era esperado devido ao aumento do número de testes.
O diretor-geral do NCDC, Chikwe Ihekweazu, afirmou quinta-feira que "uma vez que atenuamos as restrições impostas em todo o país, esperávamos um aumento do número de casos".
"Anunciamos várias vezes que era de esperar que assim fosse. Portanto, este aumento do número faz parte da ordem normal das coisas.
"Uma vez que aumentamos os testes e flexibilizamos o confinamento e que se trata de um vírus transmitido de indivíduo para outro, existe pois uma boa probabilidade de vermos um aumento dos casos. Agora, se o aumento vai continuar ou não, depende da nossa ação coletiva", afirmou.
O NCDC igualmente informou que, a partir de domingo, as máquinas GeneXpert, que são usadas para o diagnóstico da tuberculose, serão usadas para testar os casos da covid-19.
A Nigéria tem atualmente pelo menos 400 instrumentos GeneXpert em 399 instalações sanitárias.
Segundo o NCDC, embora os laboratórios possam testar até 10 mil amostras por dia, atualmente trabalham apenas com cerca de 10 a 20 por cento das suas capacidades.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/DIM/IZ 12junho2020