Agência Panafricana de Notícias

Nigéria acolhe cimeira extraordinária sobre crise no Mali

Lagos, Nigéria (PANA) - Uma cimeira extraordinária sobre o Mali realizar-se-á a 10 de novembro corrente em Abuja, a capital federal da Nigéria, sob a égide da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), segundo fontes ligadas à referida organização.

O encontro deverá "tomar uma decisão" sobre o Mali, enquanto informações revelam um próximo acordo entre potências internacionais e as autoridades malianas sobre pormenores relativos à recuperação do norte do país das mãos de rebeldes e de islamitas que o controlam desde abril último, de acordo com as mesmas fontes.

A cimeira extraordinária será antecedida duma reunião, a 8 de novembro, do Conselho de Segurança e Mediação em Abuja, sede da CEDEAO.

As autoridades da CEDEAO, a União Africana, a Organização das Nações Unidas (ONU), a
União Europeia (UE) e outros parceiros reuniram-se esta semana em Bamako, a capital maliana, no quadro dos esforços que visam regular pormenores da operação dirigida pela organização oeste-africana a fim de perseguir os rebeldes e seus aliados islamitas no norte maliano.

O Mali está mergulhado numa crise desde o golpe de Estado militar de 22 de março último que destituiu o então Governo democraticamente eleito liderado na altura pelo Presidente Amadou Toumani Touré.

Os rebeldes tuaregues no norte e seus aliados islamitas aproveitaram este golpe de Estado para controlar o norte do país.

Esta situação desencadeou uma crise humanitária que obrigou mais de 300 mil pessoas a fugirem da região para se refugiar nos países vizinhos.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/DD 02nov2012