Agência Panafricana de Notícias

Níger toma disposições de emergência para salvar campanha agrícola

Niamey, Níger (PANA) – Face a colheitas agrícolas pouco prometedoras, o Governo nigerino acaba de decidir ativar um programa de irrigação de emergência, disponibilizando instrumentos necessários e mobilizando todos os meios para que este programa arranque a aprtir de outubro de 2011.

Segundo um comunicado do ministério nigerino da Agricultura, a situação pluviométrica do Níger, até à terceira década de agosto de 2011, caraterizou-se por chuvas fracas e moderadas nas regiões do leste e do centro, bem como por chuvas fracas e muito localizadas no oeste do país.

A 31 de agosto de 2011, apenas 15 porcento das sementeiras chegaram à fase da produção de grãos enquanto, de modo geral, as chuvas cessam na primeira década do mês de setembro, daí que seja mais provável que muitas culturas não amadureçam devido à insuficiência das chuvas.

"Se houver chuvas abundantes até ao fim de setembro, a campanha agrícola poderá ser excedentária, senão muitas culturas não vão amadurecer", lê-se no comunicado do ministério da Agricultura.

-0- PANA SA/TBM/SOC/CJB/DD 10set2011