Agência Panafricana de Notícias

Níger sob choque após morte de seus 71 soldados em ataque terrorista

Niamey, Níger (PANA) – O Níger está sob o choque após a morte de 71 militares nigerinos ocorrida terça-feira última num ataque terrorista "duma rara violência" contra o quartel de Inates, perto da fronteira com o Mali, constatou a PANA no local.

Segundo um comunicado do ministério da Defesa, publicado terça-feira última à noite na Televisão Nacional, “o destacamento do posto militar de reconhecimento de Inatès, próximo da fronteira com o Mali, foi alvo dum ataque perpetrado por terroristas pesadamente armados, estimados em várias centenas."

O comunicado precisa que se trata "dum combate duma rara violência, marcado por  disparos de artilharias e por carros kamikazes”, lançado pelo inimigo nesta posição militar, das 15 às 18 horas locais.

Segundo o ministério nigerino da Defesa, reforços enviados às posições permitiram estabilizar a situação que "está sob controlo.”

"Infelizmente, deplora-se 71 militares abatidos, 12 feridos e vários dados como desaparecidos”, indica o comunicado.

Acrescentou que um número importante de terroristas foram neutralizados e uma perseguição lançada nos seus encalços fora das fronteiras nigerinas.

Face a esta tragédia, o Presidente nigerino, Mahamadou Issoufou, suspendeu a sua participação na conferência sobre “a paz duradoura, segurança e desenvolvimento em África” , em curso no Egito, para voltar a Niamey.

Este ataque é o mais mortífero registado nesta zona do Níger desde o início da insegurança no Sahel, consequência da intervenção militar ocidental na Líbia.

O quartel de Inatès já sofreu, em julho último, um ataque em que 18 soldados nigerianos pereceram e quatro outros foram dados como desaparecidos.

Nesta zona de Inates, 18 combatentes do Estado Islâmico no Grande Sara (EIGS) foram mortos durante uma operação conjunta das forças armadas nigerinas, da força francesa e norte-americana, levada a cabo de 8 a 18 de junho último, refere-se.

A 14 de maio último, 28 soldados nigerinos foram abatidos numa emboscada da EIGS  numa zona vizinha.

-0- PANA SA/JSG/FK/DD 12dez2019