Agência Panafricana de Notícias

Níger satisfeito com retomada de cooperação com União Europeia

Niamey, Níger (PANA) –O Governo nigerino congratulou-se quinta -feira com a retomada da sua cooperacão com a União Europeia (UE) suspensa desde 2009, de acordo com um comunicado oficial.

Para o Governo nigerino, esta decisão "confirma o reconhecimento, pela comunidade international, dos esforços feitos pelo Níger para a restauração da democracia e do Estado de Direito", segundo o comunicado.

A UE anunciou segunda-feira a retomada da cooperacão de desenvolvimento com o Níger, depois de ter apreciado os progressos democráticos feitos por este país desde o golpe de Estado de fevereiro de 2010 contra o então Presidente Mamadou Tandja.

A UE decidira suspender, em 2009, a sua cooperação de desenvolvimento com o Níger, depois de o então Presidente Tandja se recusar a deixar o poder no termo do seu mandato.

A medida vigorou depois do golpe de Estado de fevereiro 2010, que levou ao poder uma junta militar que garantiu a transição até às eleições de março de 2011 ganhas pelo opositor histórico Mahamadou Issoufou.

Este escrutínio permitiu estabelecer um regime civil depois de um ano de transição conduzida pelo general Salou Djibo, chefe da junta militar.

Em consequência desta retomada da cooperação de desenvolvimento, a União Europeia decidiu reconduzir os seus financiamentos nos setores chaves das infraestrutuas, da segurança e do desenvolvimento.

-0- PANA SA/JSG/DIM/DD 23junho/2011