Agência Panafricana de Notícias

Níger realiza inquérito nacional sobre situação alimentar

Niamey- Níger (PANA) -- O Instituto Nacional de Estatísticas (INS) do Níger lançou terça-feira um inquérito nacional sobre a situação alimentar e a vulnerabilidade das famílias à insegurança alimentar, para dotar o Governo de instrumentos de decisão e programação em matéria de segurança alimentar, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo o director-geral do INS, Abdoullahi Beidou, este inquérito visa fornecer ao Governo estatísticas fiáveis sobre a situação alimentar das populações para lhe permitir fazer programações.
"Esta operação é uma recomendação do primeiro-ministro que quer que tal inquérito seja realizado para fornecer uma informação precisa das necessidades alimentares", indicou o responsável nigerino, lembrando que, de costume, o Ministério do Desenvolvimento Agrícola efectua cada ano inquéritos de vulnerabilidade.
Falando dos elementos do inquérito, Beidou precisou que seriam consideradas várias características, incluindo a dimensão geográfica, a produção alimentar, a duração dos stocks dos camponeses, bem como as estratégias de adaptação das famílias com vista a fazer face à insuficiência de alimentos.
Ele sublinhou ainda que esta operação vai envolver as zonas rural e urbana agrícolas de todas as províncias excepto as de Agadez, no norte do país, onde apenas as cidades de Agadez, de Arlit e Tchirozérine serão inquiridas.
São cerca de nove mil 750 famílias agrícolas repartidas em 634 aldeias ou bairros que serão investigadas.
O inquérito mobilizará 180 agentes inquiridores, 54 chefes de equipas e 12 supervisores.
A produção agrícola de 2009 no Níger, avaliada em 3575,3 milhões de toneladas, diminuiu 1238,7 milhões de toneladas em relação a 2008.
Acresce-se a isso um défice nítido de 16 milhões de toneladas de matéria seca para a alimentação do gado.