Níger reafirma compromisso com eleições livres e transparentes
Niamey, Níger (PANA) – O Presidente nigerino, Issoufou reafirmou, esta quarta-feira o seu compromisso de fazer com que as próximas eleições sejam livres, democráticas e transparentes, em conformidade com a ambição de construir instituições democráticas fortes e credíveis.
"Estas eleições serão um teste importante para o nosso país envolvido na consolidação das instituições democráticas. O impacto é enorme, pois pela primeira vez na história do nosso país um Presidente democraticamente eleito entregará o poder a um outro democraticamente eleito, testemunhando assim a solidez das nossas instituições democráticas”, disse o chefe de Estado numa mensagem à nação por ocasião da comemoração da festa da proclamação da República.
O chefe de Estado sublinhou que, para reforçar a transparência eleitoral, a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) lançou o processo de elaboração de um ficheiro biométrico dos eleitores com o início da inscrição dos eleitores.
"Já instruí o Governo para tomar todas as disposições a fim de que a CENI possua recursos de que ela precisa para realizar normalmente a sua missão. Eu exorto a CENI a controlar vigorosamente como ela o fez até ao bom desenrolar do processo eleitoral”.
Ao exortar os seus compatriotas em idade de votar a inscrever-se em massa a fim de poder exprimir no momento oportuno, a sua escolha, o chefe de Estado reiterou o seu apelo a toda a classe política para um diálogo sincero no interesse do país.
Felicitou e encorajou o primeiro-ministro Brigi Rafini, presidente do Conselho Nacional de Diálogo Político pelos “ seus esforços intensos neste sentido”.
-0- PANA SA/BEH/FK/IZ 18dez2019