Níger reabre locais de culto e levanta recolher obrigatório
Niamey, Níger (PANA) - O Governo do Níger decidiu levantar o recolher obrigatório, na capital, Niamey, e reabrir os locais de culto, em todo o país, a partir desta quarta-feira, exigindo ao mesmo tempo que os crentes respeitem as medidas preventivas observadas até à data para lutar contra a propagação do coronavírus.
Num comunicado, o Governo diz que a decisão foi tomada sob proposta dos líderes religiosos, após consulta do Comité de Peritos Covid-19 e tendo em conta a "evolução favorável" da doença, no país.
Todavia, instruiu as autoridades administrativas locais a exigirem que os líderes religiosos façam os fiéis cumprirem as medidas preventivas mínimas tais como lavar as mãos com sabão ou gel hidroalcoólico, a desinfecção dos locais de culto antes de cada oração, a ventilação das instalações durante as orações, o uso de máscaras e a utilização de tapetes individuais para os adoradores muçulmanos.
O Governo tem insistido num distanciamento físico de pelo menos um metro, apelando para que se abstenham de ir aos locais de culto aqueles que apresentes sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dores das articulações ou musculares e dificuldades respiratórias, e que se abandone o local de culto assim que a oração termine.
O comunicado explica que, em caso de deterioração da situação por causa da reabertura dos locais de culto, o Governo se reserva o direito de reconsiderar a nova decisão.
De acordo com a última avaliação do Ministério da Saúde, dos 3.571 pacientes testados, 854 deram positivo à covid-19, dos quais 159 estão a ser tratados, 648 recuperaram e 47 morreram.
-0- PANA SA/DIM/IZ 13maio2020