Niamey, Níger (PANA) - O Governo nigerino adotou, quarta-feira, um projeto de lei que prorroga o estado de emergência na região de Diffa (extremo leste) e em algumas localidades nas regiões de Tahoua e Tahoua. Tillabéri (oeste), indica um comunicado oficial.
Desde o advento da seita islamita Boko Haram, a Diffa, a região está sob uma ameaça terrorista permanente, segundo o documento publicado no final de uma reunião do Conselho de Ministros.
O fenómeno da insegurança aumentou também na região de Tahoua, precisamente nas localidades de Tassara e Tillia, e na região de Tillaberi, ou seja nas localidades de Ouallam, Ayerou, Bankilaré, Abala, Banibangou, Say, Torodi, Tera, Gotheye e Tillaberi, segundo a fonte.
Perante esta situação, o Governo recorreu a medidas previstas em tempos de crise pela Constituição e pela lei que regulamenta o estado de emergência modificado.
“A situação de segurança nas localidades abrangidas ainda permanece frágil. Este projeto de lei foi adotado para prorrogar esta medida por um período de três meses, a partir de 11 de outubro de 2020”, indica o comunicado.
Estas medidas excecionais visam permitir às Forças de Defesa e Segurança, desdobradas nestas zonas, terem meios legais necessários para restabelecerem ou manterem a ordem e a segurança públicas, segundo o Governo.
-0- PANA SA/TBM/MAR/DD 07outubro2020