Agência Panafricana de Notícias

Níger pronto para estudar pedido de extradição de refugiados líbios

Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro nigerino, Brigi Rafini, que efetuou uma visita à Líbia, manifestou a disponibilidade do seu país de estudar o pedido das autoridades líbias de extraditar os apoiantes do antigo regime líbio refugiados no Níger.

No primeiro dia da sua visita, sexta-feira, o presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) na Líbia, Mustapha Abduljalil, reafirmou ao primeiro-ministro nigerino a vontade da Líbia de ver extraditados os agentes do regime de Kadafi procurados pelo Governo líbio.

"Registamos com interesse o pedido das autoridades líbias e do povo líbio e vamos estudá-lo em profundidade e seriamente no quadro dos interesses líbio-nigerinos", respondeu domingo Brigi Rafini numa declaração à Agência Líbia de Notícias (Wal).

Várias personalidades do regime do coronel Kadafi, incluindo o seu filho Saadi Kadafi, refugiaram-se no Níger.

O primeiro-ministro nigerino indicou que o seu país vai tomar as medidas necessárias a respeito destas pessoas, que foram acolhidas por razões humanitárias e que isto não deve constituir um obstáculo à promoção de relações entre os dois países.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 7maio2012