Níger progride 10% na execução de reformas da UEMOA
Niamey, Nigéria (PANA) – O Níger alcançou resultados encorajadores na implementação de reformas políticas, projetos e programas da União Económica e Monetária da Oeste-Africana (UEMOA), com uma progressão de 10 pontos percentuais entre 2018 e 2019, segundo as conclusões da quinta revisão anual sobre a matéria.
O relatório final desta revisão foi entregue pelo presidente da Comissão (UEMOA), Abdallah Boureima, ao primeiro-ministro do Níger, Brigi Ratini, no último fim de semana, revelou a agência nigerina de notícias (ANP).
O documento contém as conclusões saídas da quinta revisão anual das reformas políticas, dos programas e projetos comunitários da instituição comunitária no Níger.
No final da audiência, o presidente da Comissão da UEMOA lembrou que esta quinta edição foi prevista pela conferência dos chefes de Estado e de Governo realizada, em outubro de 2013, precisando que as suas conclusões "são importantes para as decisões futuras a serem tomadas pelos órgãos da União", no seio dos oito Estados-membros.
No Níger, esta quinta edição envolveu 113 textos comunitários, repartidos em três domínios que são a governação e convergência macroeconómica, o mercado comum e as políticas setoriais, indicou Abdallah Boureima.
Sobre os progressos registados, Boureima precisou que o Níger passou de uma taxa de transposição e aplicação dos textos legais de 65 por cento, em 2018, para quase 75 porcento, em 2019.
Além disso, acrescentou, os principais diplomas legais destes três domínios registaram uma aplicação considerável, sendo que dos 113 textos 65 são aplicados em 100 por cento.
Além dos textos, a reunião também avaliou os investimentos físicos feitos a favor da população nos setores importantes como a agricultura, a pecuária, a hidráulica e os setores sociais dos quais a educação e a saúde. “Nestes setores foram registados progressos notáveis”, insistiu.
O presidente da Comissão da UEMOA aproveitou a ocasião igualemente para apresentar as suas condolências ao Governo e ao povo do Níger pelo ataque perpetrado contra o quartel de Inatês, que matou 71 soldados nigerinos.
Por sua vez, o ministro nigerino das Finanças, Mamadou Diop, afirmou que, com esta progressão de pontos, o Níger representa a segunda mais forte subida dos países da UEMOA.
Ele reiterou o compromisso do Governo de fazer progredir cada vez mais o Níger durante o ano de 2020.
-0- PANA SA/TBM/FK/IZ 16dez2019