Agência Panafricana de Notícias

Níger pretende criar observatório de autorregulação da imprensa

Niamey- Níger (PANA) -- Cerca de 50 jornalistas dos medias públicos e privados participam desde terça-feira num ateliê consagrado à criação de um observatório de autorregulação da imprensa nigerina, soube a PANA de fonte próxima da Casa da Imprensa.
Segundo o presidente da Casa da Imprensa, Abdourahamane Ousmane, a criação do observatório de autorregulação da imprensa nigerina ocupa uma posição privilegiada entre os mecanismos previstos para acompanhar o processo de despenalização dos delitos da imprensa no Níger.
"A criação deste observatório faz parte dos mecanismos que é preciso instaurar para acompanhar o processo de despenalização do delito de imprensa no Níger, porque é imperioso reconhecer que foram expressas inquitações sobre a responsabilidade que este implica nos jornalistas", indicou.
Esta questão esteve no centro dos debates do encontro da imprensa organizado de 29 a 31 de Março último, tendo os participantes adoptado o projecto de lei relativo à despenalização do delito de imprensa no Níger.