Níger prepara reabertura de fronteiras aéreas e terrestres
Niamey, Níger (PANA) - O Níger vai as condições para a reabertura das suas fronteiras aéreas e terrestres, observando as recomendações do Comité Interministerial de resposta à pandemia do coronavírus e peritos, soube-se de fonte oficial, em Niamey.
O anúncio foi feito quinta-feira pelo primeiro-ministro nigerino, Brigi Rafini, na sequência das conclusões da 12ª sessão do Comité Interministerial.
Brigi Rafini manifestou a sua satisfação pela gestão e pelos resultados alcançados pelo Níger na sua luta contra a covid-19, e convidou os serviços competentes a perseverarem e redobrarem de vigilância para que este combate continue a melhorar.
A 12ª sessão do Comité Interministerial recomendou também a continuação das medidas preventivas, incluindo o uso obrigatório de babetes, especialmente nas escolas, onde foram detetados casos positivos.
"Embora a doença não tenha sido totalmente vencida, pode dizer-se que a epidemia está sob controlo global. Mas isso não significa que devemos relaxar.
"Pelo contrário, as medidas de proteção devem ser sempre observadas. Ainda teremos casos esporádicos, daqui a dois ou três meses, se não mais", considerou, por seu turno, o presidente do Comité de Peritos, Saidou Mamadou.
Até 12 de junho de 2020, o Níger tinha 974 casos confirmados de coronavírus das 5.098 amostras testadas, 38 doentes em tratamento, 881 curados e 65 óbitos.
Testes de despistagens estão atualmente a ser realizados, nas províncias de Niamey, Zinder, Maradi e Tahoua, mas, no final dejJunho corrente, todas as regiões estarão em condições de realizar testes localmente.
-0- PANA SA/JSG /DIM/IZ 12junho 2020