Níger pede maior envolvimento da sociedade civil no combate ao terrorismo
Niamey, Níger (PANA) - A ministra nigerina da Integração Africana e dos Nigerinos da Diáspora, Lamido Ousseini Salamatou Bala Goga, apelou terça-feira para um maior envolvimento da sociedade civil, da autoridade tradicional e dos líderes religiosos para erradicar o fenómeno do terrorismo.
Falando na abertura de um encontro sobre a luta contra o terrorismo na região da CEDEAO, Bala Goga afirmou que o terrorismo é hoje um fenómeno cada vez mais preocupante que, para além dos países do Sahel, ameaça a paz e a segurança e, consequentemente, o desenvolvimento socioeconómico de toda a região da África Ocidental.
Salientou que alguns acontecimentos terroristas recentes em países não-sahelianos e em algumas zonas de países já afetados atestam o caráter agora transfronteiriço da ameaça terrorista.
Esta ameaça infelizmente tende a alastrar-se na sub-região da África Ocidental, atingindo países ou áreas que anteriormente eram deixados de lado, disse a ministra, acrescentando que, além de ser uma ameaça à paz e à segurança, "o terrorismo mina os esforços dos governos para assegurar o bem-estar das suas populações".
Perante esta "tendência expansionista dos movimentos e grupos terroristas", a governante defendeu "um envolvimento necessário" de todas as partes interessadas a todos os níveis, estatais e não estatais, com vista a encontrar soluções adequadas para conter o flagelo.
Com os ataques perpetrados contra alvos civis e militares, o terrorismo mergulha famílias e países no luto, lembrou, antes de argumentar que "é imperioso que a sub-região faça todo o possível para garantir a paz, a segurança e a estabilidade no nosso espaço comunitário".
Esta primeira reunião de intervenientes civis sobre o terrorismo, na região da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) tem como tema "combate ao terrorismo na região da CEDEAO: Rumo a um compromisso coletivo para uma paz duradoura".
O encontro vai reunir durante dois dias intervenientes estatais e institucionais, autoridades costumeiras e religiosas, ONG e organizações da sociedade civil que atuam na luta contra o terrorismo.
A ministra Bala Goga manifestou a esperança de que sejam feitas recomendações e sugestões pertinentes na reunião de Niamey, para permitir que os órgãos de decisão da CEDEAO ao mais alto nível, que se reunirão em breve sobre o tema da luta contra o terrorismo, adoptem medidas adequadas para uma luta eficaz contra o terrorismo.
-0- PANA SA/BEH/DIM/IZ 28ago2019