Níger pede aceleração na produção de vacinas contra covid-19
Niamey, Níger (PANA) - O Presidente do Níger, Mahamadou Issoufou Issoufou, sublinhou quinta-feira a necessidade da união de todos os países do Mundo para contribuir à mobilização de recursos para ajudar as crianças e as mulheres.
Falando numa Cimeira Mundial de imunização, realizada por videoconferência, Issoufou afirmou que estes recursos ajudarão a reduzir a morbilidade relacionada com todas as doenças transmissíveis, bem como a mortalidade causada por doenças infeciosas.
A cimeira visa mobilizar 7,5 biliões de dólares americanos, para ajudar os países em geral e proteger mais de 300 milhões de pessoas.
"No Níger, a covid-19 teve graves consequências socioeconómicas: redução do crescimento económico, queda das receitas fiscais do Estado, aumento da pobreza, desemprego e, para permanecer no sector da saúde, a interrupção das actividades de vacinação de rotina", afirmou o Presidente Issoufou.
Para o Presidente nigerino, a covid-19 confirma a estreita ligação entre saúde e desenvolvimento.
Ela proporciona uma melhor compreensão da importância da missão da GAVI (Aliança Global de Vacinas e Imunização) que, desde 2000, tem contribuído para o desenvolvimento de uma geração saudável através da vacinação de 700 milhões das crianças mais pobres.
"As vacinas fazem parte, graças à GAVI, das intervenções sanitárias de maior sucesso. O Níger é testemunha. Por conseguinte, é importante mobilizar mais os doadores, os países e o setor privado para a terceira reconstituição para o período 2021-2025.
"Com a covid-19, preservar, proteger e prosperar é uma necessidade inelutável. Temos de acelerar o desenvolvimento e a produção de vacinas não só contra doenças não transmissíveis como a malária, o cancro, a diabetes, etc., mas também contra o Covid-19", sugeriu.
-0- PANA SA/DIM/IZ 05junho2020