Niamey, Níger (PANA) – O Governo nigerino decretou um luto nacional de 72 horas, depois de ter confirmado domingo último à noite, a morte, sexta-feira última, de 89 soldados no ataque terrorista perpetrado contra o quartel avançado de Chinagodar, próxima da fronteira maliana, de acordo com um comunicado governamental publicado no mesmo dia.
"Sexta-feira última, 10 de janeiro corrente, terroristas pesadamente armados atacaram o posto militar avançado de Chinagodar, próximo da fronteira maliana. A resposta, com o apoio aéreo combinado da Força Aérea nigerina e das forças aliadas, permitiu pôr o inimigo em debandada, fora das fronteiras nacionais”, indica o texto lido na televisão nacional por um porta-voz do Governo.
Após "uma operação de limpeza", o balanço elevou-se a 89 mortos, nas fileiras das forças de defesa e a 77 terroristas abatidos, de acordo com o mesmo documento.
"Nesta dolorosa circunstância, o Governo decidiu um luto nacional de 72 horas a partir desta segunda-feira, 13 de janeiro. As bandeiras estarão a meia haste em todo o território nacional”, indica o comunicado.
O Governo apela à população para ser mais vigilante e serena e reafirma a sua determinação a continuar a luta contra o terrorismo até à vitória final”, segundo a nota.
Os 89 soldados mortos no campo de combate foram sepultados sábado último na Esquadrilha Nacional, em Niamey, no cemitério “Carré des Martyrs”.
-0- PANA SA/JSG/FK/DD 13jan2020