Níger marca eleições legislativas para 27 de dezembro
Niamey , Níger (PANA) - Os cidadãos nigerinos vão às urnas, a 27 de dezembro de 2020, para eleger os novos deputados à Assembleia Nacional da terceira Legislatura da VII República, segundo um decreto do Presidente da República.
O decreto precisa que a campanha eleitoral abre a 5 de dezembro de 2020 à meia-noite e termina a 25 do mesmo mês à meia-noite.
O Níger organizará, no fim de 2020 e no início de 2021, eleições gerais (presidenciais e legislativas) e autárquicas (municipais e provinciais) que deverão pôr termo ao segundo e último mandato do Presidente Issoufou Mahamadou e à segunda Legislatura daVII República.
O Parlamento nigerino, de tipo unicamaral, comporta 171 assentos. Os seus membros (deputados) são eleitos para um mandato de cinco anos. .
Dos 171 assentos, 158 são eleitos no escrutínio plurinominal em oito circunscrições correspondentes a oito províncias do país.
A este total, acrescentam-se 13 assentos a ser preenchidos no escrutínio uninominal maioritário a uma volta dos quais oito reservados às minorias nacionais e cinco à diáspora, à razão de um assento por continente.
Neste ano de 2020, são um pouco mais de sete milhões de eleitores nigerinos inscritos no ficheiro eleitoral nacional biométrico do Níger, de acordo com os últimos dados da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
Este ficheiro, auditado por peritos da Organização Internacional da Francofonia (OIF) e da União Africana (UA), é contestado pela oposição política nigerina que denuncia irregularidades na sua conceção.
As eleições autárquicas (municipais e provinciais) realizar-se-ão a 13 de dezembro próximo no país.
-0- PANA SA/IS/FK/IZ 17set2021