Niamey, Níger (PANA) - O Níger ocupa a primeira posição na África Ocidental em termos de recuperações da pandemia da covid-19 (coronavírus), revelou segunda-feira o Instituto Nacional de Estatísticas (INS, sigla em francês).
Numa nota técnica sobre a evolução da doença, o INS indica que a curva das novas infeções pela pandemia da covid-19 mostra globalmente uma ligeira tendência à baixa, desde 27 de junho de 2020, devido à diminuição dos casos importados e das contaminações comunitárias.
"Mesmo se a taxa de reprodução básica da covid-19 (RO) registou, nos últimos dias, uma ligeira diminuição, passando de 0,246, a 18 de junho (último), para 0,239, a 2 de julho de 2020, este valor revela que, no Níger, apesar dos numerosos casos importados, a pandemia está sob controlo”, explica o INS.
Segundo a nota, a circulação do vírus continua a ser muito lenta em duas províncias do país, nomeadamente em Diffa (sudeste) e Marad (sul), onde nenhum caso de contaminação foi declarado, há mais de um mês.
O Níger contabiliza, na data de 6 de julho de 2020, segundo dados estatísticos publicados pelo Ministério da Saúde Pública, mil e 93 pessoas testadas positivas à covid-19, de oito mil 114 testes realizados, ou seja, um taxa de positividade de 13,5 por cento.
Do total dos casos positivos declarados, 968 saíram curados e 68 morreram do novo vírus.
-0- PANA SA/IS/FK/DD 7julho2020